A saga da liberação de entrada dos turistas brasileiros nos EUA

Abriu ou não abriu? A real situação das restrições de viagem para os EUA. Entenda o caso, que teve vários desdobramentos em questão de minutos ontem. A fronteira dos EUA está aberta? Quando a fronteira dos EUA vai abrir?

 

E aí, pessoal. Tudo bem?

Na noite de ontem, 18/01/2021, mais um capítulo da novela reabertura da fronteira dos EUA foi ao ar.

Faltando apenas 02 dias para acabar o seu mandato, o Presidente Donald Trump autorizou a entrada de viajantes chegando direto do Brasil nos Estados Unidos com visto de turista a partir de 26/01/2021, data em que entrará em vigor esta nova regra aqui.

Neste momento, com o documento de Trump, quem se enquadrar na situação acima poderá entrar novamente nos EUA, sendo obrigatório apresentar teste com resultado negativo para COVID-19 ou prova de que está recuperado da doença.

Por enquanto, a informação está confirmada oficialmente e está, inclusive, publicada no site oficial da Casa Branca. Clique aqui para conferir.

O documento concede a mesma permissão para viajantes de outras nacionalidades também, como Reino Unido, alguns países de Europa e República da Irlanda.

 

vai poder entrar nos eua em 2021
Site oficial da Casa Branca apresentando em 18/01/2021 o decreto de Trump fazendo a liberação da entrada.

 

A notícia veio como uma luva para quem vive do Turismo, como nós do Rumo a Orlando, mercado que está sendo um dos mais afetados durante a pandemia. Com a enorme limitação de viagens internacionais encontrada atualmente, quem depende disso para pagar contas, manter empregos de funcionários e fazer a economia girar tem sofrido as consequências há quase um ano, caso não tenha se reinventado e criado novas oportunidades.

Os impactos não foram sentidos somente por quem tem agência de viagens. As notícias de operadoras de turismo enormes e muito tradicionais no ramo fechando suas portas chegam diariamente. Colegas de profissão “abandonando o barco”, muitos agentes sendo mandados embora das agências onde trabalham, empresas de transporte falindo, lojas grandes em shoppings de Orlando fechando suas portas definitivamente, hotéis de cadeias famosas não reabertos até hoje, restaurantes e lojas que existiam há mais de 20 anos na cidade encerrando suas atividades… os prejuízos são incalculáveis.

Empregos perdidos em toda a ramificação que abrange o Turismo: operadoras de turismo, agências de viagens, Cias Aéreas, locadoras de carros, hotéis, seguradoras, parques, restaurantes, lojas, aluguel de casas, guias turísticos, motoristas independentes, funcionários dos parques e resorts, fotógrafos independentes, empresas de ônibus de excursão, empresas de eventos para grupos de adolescentes, receptivos, funcionários de navios, engenheiros, mecânicos, eletricistas, funcionários de Consulados, seguranças… a lista de impactados não tem fim.

Desde funcionários de limpeza até o Diretor. T-O-D-O-S foram afetados pelo esquecimento do setor do Turismo pelos órgãos competentes em meio ao caos instalado nos planos de reabertura de ambos os países, Brasil e Estados Unidos.

 

vai poder entrar nos eua em 2021

 

Logo após o anúncio de Trump, como a pandemia veio para mostrar que tudo pode mudar em questão de minutos, veio um comunicado não-oficial, feito pela futura porta-voz do Presidente Joe Biden, que assumirá o cargo em 20/01/2021.

Em seu Twitter, Jen Psaki escreveu que o governo Biden diz que não endossará a decisão de Trump: “Com a pandemia piorando e mais variantes contagiosas emergindo ao redor do mundo, este não é um momento para suspender restrições a viagens internacionais. Na verdade planejamos reforçar medidas de saúde pública relacionadas a viagens internacionais para mitigar o alastramento da Covid-19”.

 

vai poder entrar nos eua em 2021

 

Enquanto o texto estiver apenas no Twitter dela, não tem valor algum. O que vale é o que está escrito no site oficia da Casa Branca. Porém, ela já deixou indícios muito fortes de que o documento de Trump não terá efetividade quando Biden assumir.

E isso é uma triste notícia, não somente para quem vive do Turismo (ou quer viajar, seja qual for o motivo), mas também para famílias que estão há quase um ano separadas, trabalhadores que não podem voltar a seus postos de trabalho por conta da restrição para portadores de visto de trabalho, e até mesmo para estudantes que ficaram impossibilitados de voltarem para os EUA para retornar os seus estudos, perdendo assim bolsas escolares que conseguiram com tanto sacrifício e estudo. Todos perdem, seja de um lado ou de outro. Seja com as fronteiras abertas ou fechadas. Todos perdem de alguma forma.

O que aconteceu na noite de ontem só nos mostra que o embate político dominou toda esta questão e que, se os governantes quiserem, a situação pode ser resolvida com controle, segurança e responsabilidade de todas as partes envolvidas, como apresentado no decreto de Trump de ontem.

Nos resta aguardar as cenas dos próximos capítulos. Acreditamos que na semana entre 20 e 26/01/2021 alguma notícia oficial seja divulgada pelo novo governo, pois é o intervalo entre a data em que Joe Biden assumirá a Presidência e a data em que começaria a valer a liberação dada por Trump.

 

ATUALIZAÇÃO EM 25/01/2021: Joe Biden assinou ordem executiva proibindo a entrada de determinados passageiros nos EUA novamente, incluindo quem esteve os últimos 14 dias no Brasil. Clique aqui para ver a publicação oficial no site da Casa Branca.

 

vai poder entrar nos eua em 2021

 

Acompanhe as nossas redes sociais para se manter informado sobre todas as atualizações em Orlando. Vamos deixar aqui nosso Instagram, Facebook e nosso canal no Youtube.

 

Até o próximo post!

 
 

Para ser avisado quando um novo post aqui no Blog for ao ar, assine gratuitamente nossa Newsletter clicando aqui.

 

Veja o que o Rumo a Orlando pode oferecer de serviços para a sua viagem:

 

 
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.