DAS Disney: tudo sobre o passe para pessoas com deficiência

Os parques em Orlando possuem muitos serviços de acessibilidade para seus visitantes. Hoje vamos falar sobre o DAS Disney. Como solicitar, como funciona, quais são as regras de uso, e muito mais!

 

HOUVE UMA ATUALIZAÇÃO IMPORTANTE SOBRE O DAS DA DISNEY EM ABRIL/MAIO DE 2024. LEIA TUDO AQUI.

 

E aí, pessoal! Tudo bem?

No post de hoje, nós vamos falar sobre o Disability Access Service (DAS), o serviço de acesso às atrações oferecido pela Disney para pessoas com algum tipo de necessidade especial.

 

DAS-Disney-02
Foto: Disney Rewards.

 

A Disney possui um compromisso com seus visitantes de fornecer um ambiente acolhedor, acessível e inclusivo, buscando oferecer a todos a mesma experiência.

Em todos os parques é possível encontrar diversos tipos de serviços e opções de acessibilidade para:

* Pessoas com necessidades especiais cognitivas.
* Pessoas com necessidades especiais auditivas.
* Pessoas com necessidades especiais visuais.
* Pessoas com necessidades especiais de mobilidade.

 

Algumas opções:

* Estacionamento e banheiros acessíveis.
* Acesso permitido de cães guia.
* Equipamentos para narração de shows e atrações.
* Aparelhos com disponibilidade de legendas em shows e atrações.
* Intérpretes de libras.
* Aluguel de cadeiras de rodas e veículos elétricos.
* Guias para visitantes com necessidades especiais.

 

DAS-Disney-04
Foto: Disney Rewards.
DAS-Disney-05
Foto: Disney Rewards.

 

Como parte deste compromisso, o Disability Access Service (DAS) é um programa oferecido nos parques temáticos do Walt Disney World para ajudar os visitantes que têm dificuldade em tolerar longas esperas em um ambiente de fila convencional devido à alguma dificuldade, seja ela aparente ou não.

Se é a primeira vez que você está lendo sobre o assunto, várias dúvidas podem surgir.

Quais pessoas podem utilizar? Como solicitar o serviço? Como ele funciona? Vamos explicar abaixo todos os detalhes. Destacamos a importância de utilizar este benefício CORRETAMENTE e somente SE for algo aplicável à sua família.

 

O que é o Disability Access Service (DAS) na Disney?

 

O DAS é um passe concedido pela Disney para visitantes com deficiência e que, por algum motivo, não conseguem aguardar em longas filas de espera. Se este for o seu caso, ou o caso de alguém do seu grupo ou família, o DAS pode ser solicitado, e se concedido pelo funcionário da Disney, todos poderão usufruir do benefício junto com a pessoa principal do DAS.

 

Como saber se posso utilizar o DAS na Disney?

 

A Disney leva em consideração todas as informações disponibilizadas sobre a saúde da pessoa solicitante.

Necessidades especiais aparentes ou não, como dificuldade de mobilidade, problemas que impeçam a pessoa de aguardar em pé, ou situações que não permitam aguardar em filas com muitas pessoas ou barulho altos, como o autismo, por exemplo, ou problemas de pressão (alta ou baixa) e diabetes. Cada caso será avaliado pelo funcionário da Disney no momento da entrevista de solicitação do passe.

Você pode solicitar maiores informações através do telefone (407) 560-2547 ou do e-mail disability.services@disneyparks.com.

 

Como me cadastrar para utilizar o DAS?

 

2 maneiras de os visitantes se inscreverem no DAS.

A primeira opção, disponível a partir do Outono americano de 2021 (entre Setembro e Novembro), é registrar-se com antecedência através da funcionalidade “Disney Genie”, no aplicativo My Disney Experience. Nela, o visitante fará uma entrevista ao vivo com um funcionário da Disney, por vídeo chamada, em inglês, entre 2 e 30 dias antes da visita ao parque. Se for considerado elegível para receber o DAS, o visitante participará de um processo de registro virtual e, somente após isso, ganhará o passe.

A segunda opção é para aquelas pessoas que não fizerem o pré-registro para o DAS, e podem realizar este registro pessoalmente no Guest Relations do parque, no primeiro dia de visita.

Vale reforçar que o DAS é uma concessão, e não uma obrigação. A Disney vai avaliar se o visitante se encaixa nos pré-requisitos e, somente se for aprovado, é que o passe é concedido. Eles se guardam ao direito de decisão, que pode ser positiva ou negativa.

 

Como funciona o DAS na Disney?

 

O uso DAS funciona em três etapas:

 

1) Você faz a solicitação do DAS, seja de forma virtual com o pré-registro no Disney Genie, ou pessoalmente, no Guest Relations do parque.

Caso tenha realizado da forma virtual, você tem o direito de pré-agendar 02 atrações que possui interesse em participar (mediante à disponibilidade). Esta funcionalidade se chama “DAS Advance”.

 

2) Após chegar no parque, você poderá seguir até a atração, apresentar o DAS para o funcionário e solicitar um horário para retornarem. Ele irá considerar o tempo de fila e pedirá para que retornem em um horário semelhante.

Por exemplo: Se chegaram na fila da Splash Mountain às 10h, e ela está marcando 01 hora de espera, o funcionário provavelmente irá solicitar que retornem por volta das 10:50h para brincarem na atração.

Outra opção, é utilizar o aplicativo da Disney, na função Disney Genie, e agendar um horário para irem na atração direto pelo celular. Esta é uma maneira conveniente de selecionar os tempos de retorno do DAS através do aplicativo My Disney Experience, sem precisar ir até à entrada da atração.

 

3) Após terem o horário de retorno definido, todos do grupo podem aguardar do lado de fora, da forma que for mais confortável para a pessoa que possui o DAS. Podem aproveitar este tempo para passear pelas lojas ou fazer um lanche, por exemplo. No horário solicitado, basta retornar à atração para que possam brincar nela, entrando pela fila expressa.

 

DAS-Disney-08
Foto: WDW News Today.

 

O DAS é válido para todos os parques temáticos da Disney?

 

Sim. Após a emissão do DAS, ele será válido para todos os parques da Disney em Orlando, por um período de 60 dias. NÃO é necessário pegar um passe DAS por parque.

 

O que é importante eu saber sobre o uso do DAS?

 

Um visitante cuja a necessidade especial é baseada somente na utilização de uma cadeira de rodas ou veículo elétrico, não é elegível para DAS. A maioria das atrações são acessíveis à cadeiras de rodas ou possuem facilidades que permitem o acesso destes visitantes.

 

O que acontece se alguma das afirmações feitas pelo visitante no processo de registro para o DAS não for verdadeira?

 

A Disney não pede nenhuma comprovação da necessidade especial do visitante no momento da entrevista. Porém, se a Disney determinar que qualquer uma das declarações feitas por um visitante no processo de obtenção do DAS não é verdadeira, o visitante será permanentemente impedido de entrar no Walt Disney World Resort, e quaisquer passes anuais adquiridos anteriormente, ingressos e outros produtos e serviços do parque serão perdidos e não reembolsados.

 

Os outros parques de Orlando também possuem um sistema parecido para pessoas com deficiência (PCD)?

 

Sim. Tanto os parques da Universal, quanto o Sea World, Busch Gardens e Legoland, são acessíveis e possuem facilidades para pessoas com deficiência. Recomendamos que ao chegar em cada parque, se informe sobre isso no Guest Relations ou já se informe no site oficial de cada parque.

 

No vídeo abaixo, contamos como foi a nossa experiência com o uso do DAS nos parques da Disney:

 

 

Caso queira mais detalhes sobre como utilizar o serviço, pode consultar no site oficial da Disney.

 

E você, já utilizou este benefício dentro dos parques? Nos conte aqui nos comentários sobre sua experiência, pois ela certamente ajudará outras pessoas que também precisarão utilizá-lo.

Acompanhe as nossas redes sociais para se manter informado sobre todas as atualizações em Orlando. Vamos deixar aqui nosso Instagram, Facebook e nosso canal no Youtube.

 

Até o próximo post!

 
 

Se você é um dos viajantes dos próximos meses e ainda não fez seu roteiro de viagem, conheça este material didático clicando aqui e aqui.

São 391 páginas com o passo-a-passo para você fazer o planejamento da sua viagem sozinho e roteiros para seguir dentro de cada parque da cidade. Temos certeza que ele ajudará bastante na sua viagem, pois tem 23 dias de programação sugerida, rotas a seguir dentro de cada parque para pegar filas menores, guia de GPS completo com endereços, sugestões de locais para compras e restaurantes e diversas dicas importantes para uma viagem internacional.

 

ebook rumo a orlando

 

Clique aqui para comprar
Clique aqui para comprar

 
 

Para ser avisado quando um novo post aqui no Blog for ao ar, assine gratuitamente nossa Newsletter clicando aqui.

 

Veja o que o Rumo a Orlando pode oferecer de serviços para a sua viagem:

 

 
 

2 thoughts on “DAS Disney: tudo sobre o passe para pessoas com deficiência

  • 25 de agosto de 2021 em 14:39
    Permalink

    Fiquei.com uma dúvida, a entrevista é feita em inglês mas se não sei falar inglês como funciona?

    Resposta
    • 26 de agosto de 2021 em 15:13
      Permalink

      Neste caso, precisará pedir algum funcionário que fale pelo menos Espanhol ou solicitar um tradutor se houver.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.