Furacão em Orlando – dicas imprescindíveis para seguir na viagem

Como se preparar para a chegada de um furacão em Orlando? Quando é a temporada de furacões na Flórida? Este fenômeno climático pode acontecer durante a sua viagem e neste post vamos dar todas as dicas para você saber como proceder.

 

E aí, pessoal! Tudo bem?

No post de hoje vamos falar sobre um assunto que sempre vem à tona e deixa muitas pessoas receosas: furacão em Orlando.

É muito comum de acontecer? Se acontecer na minha viagem, o que fazer? Precisa alterar a data da viagem por causa disso? Todas essas respostas você vai encontrar a seguir.

 

furacao orlando florida

 

A temporada de furacões na Flórida vai de 01/06 a 30/11 e é preciso começar esse post falando que existem previsões que, como o nome já diz, são casos previstos, e não certeiros, de acontecerem. Nunca dá para ter certeza com muita antecedência se os eventos climáticos previstos vão mesmo acontecer ou não.

Os furacões se formam no mar e, ao se dirigirem para a costa, fazem o primeiro impacto nas cidades litorâneas. As imagens que aparecem anualmente na televisão, com casas destruídas, mar atingindo a terra, cidades alagadas… tudo isso, geralmente, acontece nas cidades que ficam bem perto do mar, o que não é o caso de Orlando.

Depois que o furacão bate o solo, ele perde força, reduz de categoria e tende a virar tempestade tropical ao alcançar as cidades que ficam mais para dentro do Estado, como é o caso de Orlando.

 

furacao florida

furacao florida

 

Orlando fica na Florida Central, bem protegida no meio do Estado. É uma das cidades mais procuradas por quem reside perto do mar e recebe ordem das autoridades locais para evacuar suas casas. É muito comum ver residentes de outros Estados em Orlando quando algum furacão está previsto para atingir cidades próximas.

E por que eles escolhem Orlando? Porque consideram o local mais seguro e com infra-estrutura de hotéis e restaurantes para passarem estes dias.

Walt Disney, quando escolheu Lake Buena Vista como local para construir seus parques temáticos, tomou esta decisão com base nas condições climáticas do lugar. Ele já tinha passado apuros com os parques da Califórnia, porque lá é comum haver terremotos e, na sua segunda chance de construir um império de parques temáticos, ele não erraria na escolha do local novamente. A construção precisava ser em uma cidade que oferecesse boas condições climáticas e ficasse protegida deste tipo de evento.

Ao longo dos anos, muitos furacões atingiram a Flórida e, historicamente, os danos causados na região turística de Orlando foram muito pequenos. Como a cidade está protegida no meio do Estado, o mais comum de acontecer é o furacão chegar enfraquecido, em forma de tempestade tropical, causando apenas ventos fortes e muita chuva.

A gente sempre brinca dizendo que o Castelo da Cinderela está de pé desde 1971, intacto. O que é um grande sinal de que a escolha de Walt Disney foi certeira.

Poucas foram as vezes em que os parques precisaram fechar por causa da chegada de um furacão em Orlando. Em 2017, por exemplo, eles fecharam nos dias 09, 10 e 11/09 para a passagem do furacão Irma, que chegou na cidade em categoria 2, com ventos de 150km/h. A consequência maior foi ter alguns bairros com falta de luz e água por alguns dias.

 

furacao em orlando
Mar atingindo uma cidade litorânea. Este tipo de cena NÃO se vê em Orlando. A praia mais próxima da região turística da cidade fica a cerca de 1h de distância de carro.

 

A gente sempre costuma falar em nossos vídeos e para os clientes da nossa agência de viagens que a escolha do hotel é super importante.

O hotel deve ser seguro, bem localizado, com preço acessível e oferecer benefícios. Mas, o mais importante de tudo: deve oferecer infra-estrutura para acomodar bem os hóspedes quando este tipo de evento acontecer. Já vimos hotéis na cidade completamente sem luz após a passagem de um furacão em Orlando ou tempestade tropical, pois não possuíam geradores. Os hóspedes tiveram que, por conta própria, procurar outra acomodação no meio da viagem, pois o hotel em que estavam além de ter alagado, não oferecia gerador. Olha o perrengue!

Os hotéis dos complexos Disney e Universal são tão bem equipados que, quando acontece este tipo de evento e as autoridades dão toque de recolher, os hóspedes ficam totalmente amparados dentro dos hotéis, com restaurantes, lanchonetes e praça de alimentação bem abastecidos, luz e água funcionando normalmente, e um plus: ainda recebem recreação e entretenimento indoor para distrair os hóspedes em meio ao momento de insegurança. Hotel não é só para dormir – fica novamente o nosso alerta de sempre!

 

praca alimentacao hoteis disney

 

Se a sua viagem acontecerá dentro da temporada de furacão em Orlando, é preciso ficar atento às notícias. Ao se arrumar de manhã no quarto do hotel, ligue a televisão em um canal de noticiário, veja se algo fora do comum está acontecendo… Utilize as redes sociais não somente para postar fotos da sua viagem, mas também para se informar em fontes oficiais, como as contas de Instagram @noaa @hurricanetracker @noaahurricanes @flymco @thecitybeautiful, que são do Aeroporto de Orlando, da Prefeitura da cidade de Orlando e do National Oceanic and Atmospheric Administration.

Uma palavra muito importante em inglês, que vocês ouvirão muito no noticiário é Curfew, que significa toque de recolher. É comum as autoridades fazerem esta obrigação, pois é importante ter as ruas livres de congestionamento neste momento para que o socorro seja prestado. O toque de recolher, normalmente, é dado como forma de prevenção, assim como o fechamento dos parques, quando eles acontecem. Tudo é feito para prevenir e evitar, por exemplo, que uma lixeira do parque voe e bata em você, que um galho de árvore quebre com o vento e caia em você… esse tipo de coisa.

 

furacao em orlando

 

Muita gente se desespera e quer logo tomar uma ação e acaba agindo por impulso. Calma, pessoal! Algumas dicas de prevenção são sim importantes, mas pegar o carro e dirigir km para fugir do furacão, nem sempre é o mais recomendado. Só faça isso se realmente este for o pedido das autoridades locais. Para que você vai sair do seu abrigo, que é o hotel, e se arriscar na estrada, dirigindo uma longa distância em local desconhecido, correndo o risco de não encontrar gasolina nos postos, não encontrar outra cidade com infra-estrutura, se esta não é a recomendação das autoridades?

E por falar em dirigir, aqui vai uma dica: se o estacionamento do seu hotel é descoberto, procure outro local para deixar o carro no momento da passagem do furacão. O estacionamento do Icon Orlando é coberto e gratuito. Um plano B seria o estacionamento do shopping Pointe Orlando, que é pago. São as duas opções de estacionamento coberto mais próximas dos pontos turísticos da cidade. Assim, você evita algum dano ao veículo alugado, que talvez não esteja coberto nos seguros contratados. É muito comum que as pessoas deixem os veículos abastecidos também, pois caso as autoridades solicitem saída repentina da cidade, o carro já está pronto.

 

furacao em orlando

furacao em orlando

 

Outra dica é ir ao mercado se abastecer com bebidas e comidas que não estragam fora da geladeira, lanterna e pilhas, que ajudam caso falte luz por algum tempo. E com relação a isso, cuidado com as Fake News de internet, pois tem muito morador de Orlando que adora fazer alarde e ganhar alguns pontinhos na audiência de suas redes sociais fazendo imagens de prateleiras vazias e postos de gasolina lotados nesta época do ano. Seguidores desesperados e audiência alta. É o famoso topa tudo por like! Notícia ruim dá mais audiência do que notícia boa, não é mesmo? Na internet também é assim.

Orlando tem zilhões de mercados e postos de gasolina. Se o que você foi não tem o produto que você procurava, não tem problema. Ande um pouquinho mais adiante, saia da região turística, vá para um mercado de área residencial, que você encontrará o que precisa sem stress. Falamos por experiência própria de quem já vivenciou diversos furacões ao longo destes anos todos em Orlando.

 

furacao em orlando

 

Caso os parques fechem e a programação da sua viagem precise ser alterada, a recomendação é ficar no hotel. A dica é evitar ficar perto de janelas, pois se o vento estiver muito forte, evita-se que algo quebre o vidro e te atinja.

E, por falar em parques, eles costumam ficar bem vazios nos dias que antecedem a passagem de um furacão. Se você já esteve em algum deles em uma situação assim, certamente pegou filas bem pequenas nestes dias.

 

furacao em orlando

furacao em orlando

 

Receber a notícia de que um fenômeno deste tipo vai passar na cidade em que estamos é sim motivo de preocupação, ainda mais para quem não está acostumado. O importante é manter a calma, pensar racionalmente, filtrar as informações recebidas (especialmente as vindas de meios não oficiais) e seguir as recomendações das autoridades.

De todas as vezes que já passamos por esta experiência em Orlando – e não foram poucas – os maiores danos que vimos foram ventos muito fortes, muita chuva e parques/aeroportos fechados por alguns dias como forma de prevenção.

Seguindo todas as recomendações das autoridades e do hotel em que estiverem hospedados, a tempestade vai passar e depois vai virar história de viagem para contar, como sempre acontece.

 

furacao florida

 

Aquelas imagens de cidades arrasadas por furacões de categorias 4 e 5, nunca foram filmadas em Orlando. Normalmente, são os mesmos furacões, mas quando eles ainda estavam passando pelas ilhas do Oceano Atlântico onde, infelizmente, há muitos danos e a tragédia é enorme. Mas, em Orlando isso nunca acontece.

Pode vir a acontecer? Pode. Mas até hoje não aconteceu. Não somos meteorologistas e nem especialistas na área climática, mas acreditamos nas estatísticas, nos órgãos oficiais do Governo dos Estados Unidos e temos vivência na cidade.

Portanto, nada de desespero. Apenas precaução e muita atenção às recomendações oficiais. Se acontecer na sua viagem, lembre-se: historicamente, Orlando recebe apenas ventos e chuvas muito fortes.

Fique longe do sensacionalismo que ocorre todos os anos. Se cuide e quando o susto passar, continue aproveitando a viagem!

Conte com o Rumo a Orlando sempre.

 

 

Até o próximo post!

 
 

Se você é um dos viajantes dos próximos meses e ainda não fez seu roteiro de viagem, conheça este material didático clicando aqui e aqui.

São 391 páginas com o passo-a-passo para você fazer o planejamento da sua viagem sozinho e roteiros para seguir dentro de cada parque da cidade. Temos certeza que ele ajudará bastante na sua viagem, pois tem 23 dias de programação sugerida, passo a passo e indicações de agendamento de Fast Pass, guia de GPS completo com endereços, sugestões de locais para compras e restaurantes e diversas dicas importantes para uma viagem internacional.

 

ebook rumo a orlando

 

Clique aqui para comprar
Clique aqui para comprar

 
 

Para ser avisado quando um novo post aqui no Blog for ao ar, assine gratuitamente nossa Newsletter clicando aqui.

 

Veja o que o Rumo a Orlando pode oferecer de serviços para a sua viagem:

 

 
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.