Filmes que viraram atrações na Disney e na Universal

Neste post você confere uma lista de filmes que viraram atração na Disney. Algumas delas ainda existem nos parques, outros já foram extintos.

 

POST ATUALIZADO EM 15/10/2021

 

E aí, pessoal! Tudo bem?

Neste post vamos unir duas das nossas maiores paixões: parques temáticos e cinema.

Obviamente, como o nome já diz, os parques temáticos precisam ser baseados em temas (rsrs). E o cinema tem sido uma das maiores inspirações para os criadores das atrações destes parques há mais de meio século. Um exemplo claro disso é a Disneyland, o parque da Califórina aberto ao público desde de 1955, que conta com muitas atrações inspiradas em desenhos animados e filmes.

Mas como vocês sabem, nossa menina dos olhos é a cidade de Orlando. Portanto, vamos listar apenas os filmes que viraram atração que estão ou estiveram presentes nos parques da Flórida.

Como há muitos e muitos temas inspirados em desenhos animados nos parques da Disney e Universal, vamos restringir nossa lista a filmes em live action, ou seja, que foram feitos por atores e atrizes em carne e osso. 😉

Então, chega de papo e vamos à lista de 10 filmes que viraram atrações nos parques temáticos de Orlando.

 

filmes que viraram atração na Disney 1

 

1. Tubarão – (Atração Encerrada)

Steven Spielberg será figurinha repetida em nossa lista. Ele simplesmente sabe muito bem como fazer um blockbuster e nas décadas de 70, 80 e 90 só deu ele. O filme Tubarão (Jaws) é uma prova disso. Quem é que não lembra daquele “monstro” com dentes gigantes que aterrorizou os banhistas de Amity Island? O filme é de 1975 mas em 1990, quando inaugurou sua atração de mesmo nome no parque Universal Studios Florida, se tornou rapidamente um clássico. Assim como hoje os brasileiros voltam de Orlando comentando sobre os simuladores de Transformers e Harry Potter, quem voltava “da Disney” na década de 90 queria logo contar para os amigos como foi a experiência de fugir do tubarão. Efeitos especiais, tiro, fumaça, barco afundando e sustos a todo momento. Assim era a atração que em 2012, após 22 anos de funcionamento, foi fechada para início das obras do que hoje é a área do Beco Diagonal.

 

filmes que viraram atração na Disney 2

 
2. Star Wars – (Atração em Funcionamento)

No final da década de 70, quando chegou aos cinemas, Star Wars era apenas um filme. Agora, anos depois, já elevado ao status de ícone da cultura pop, fica difícil saber qual dos filmes da saga, foi de fato determinante para a criação da atração Star Tours, aberta em 1986 na Disneyland e em 1989 no parque Disney’s Hollywood Studios (então chamado de Disney-MGM Studios). O simulador 3D, que nos leva em uma espécie de cia aérea do espaço, conta com muitas cenas diferentes e praticamente todas as vezes em que você a visita, a experiência é única. Além do simulador Star Tours, há também a área Star Wars Launch Bay, onde estão expostos diversos itens da saga, e a área mais recente do parque, a Star Wars Galaxy’s Edge, dedicada inteira a este universo. Nela, encontramos duas atrações, a Millennium Falcon: Smugglers Run, onde pilotamos a nave de mesmo nome, e a Rise of the Resistance, que em nossa opinião, não é uma atração, e sim uma EXPERIÊNCIA totalmente imersiva neste assunto. Sem dúvida nenhuma, esse é mais um filme que virou atração na Disney.

 

filmes que viraram atração na Disney 3
Foto: Site Walt Disney World
filmes que viraram atração na Disney 4
Foto: Site Walt Disney World

 

3. Indiana Jones – (Atração em Funcionamento)

Olha o Spielberg aí de novo. Em 1981 o diretor apresentou ao mundo um dos seus personagens que se tornariam mais famosos até hoje. O filme Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida (Raiders of the Lost Ark) foi sucesso absoluto e desde 1989, após mais dois filmes, Indiana Jones o Templo da Perdição (Indiana Jones and the Temple of Doom), de 1984 e Indiana Jones e a Última Cruzada (Indiana Jones and the Last Crusade) de 1989, e aí mais um filme virou atração na Disney, o Indiana Jones Epic Stunt Spectacular!, no parque Disney’s Hollywood Studios. O show que dura cera de 25 minutos é uma mistura de várias cenas clássicas dos filmes e mostra o herói lutando ao vivo com vários vilões em um cenário enorme. Tiros, correria, explosões, fogos e a trilha sonora clássica dão um clima de cinema ao espetáculo. Há rumores de que a atração será fechada em breve, mas ainda não há confirmações. Em 2008 o personagem voltou aos cinemas no filme Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull).

 

filmes que viraram atração na Disney 5
Foto: Site Walt Disney World

 

4. E.T – O Extra-terrestre – (Atração em Funcionamento)

Em 1982 chegava à Terra o E.T mais feio e mais fofo que o cinema já tinha visto. Mais uma vez, nosso campeão de filmes que virariam atrações, Steven Spielberg, escreveu e dirigiu este clássico da década de 80. O filme fez muito sucesso e em Junho de 1990 o parque Universal Studios abriu ao público a atração E.T. Adventure, que funciona até hoje no parque. Há quem diga que esta atração, por ser um passeio bem calmo e sem muitas emoções e com uma tecnologia já bastante ultrapassada, deveria ser substituída. Realmente o passeio de bicicleta pela floresta e pelos céus da cidade, assim como no filme, não empolga muito. Mas também há quem defenda a permanência da atração por tempo indeterminado. A todo momento surgem rumores sobre o fechamento mas também não há nada confirmado.

 

filmes que viraram atração na Disney 6
Foto: Blog Universal Orlando

 

5. De Volta Para o Futuro – (Atração Encerrada)

O diretor Robert Zemeckis e o produtor Bob Gale não faziam ideia de que um roteiro totalmente inesperado, onde um garoto de colegial, amigo de um cientista maluco, que viaja para o passado em uma máquina do tempo, fica amigo do seu próprio pai e tem que desviar de um romance com a sua própria mãe, poderia fazer tanto sucesso. É o que eles mesmos dizem em documentários sobre o filme de viagem no tempo mais popular do mundo. Em maio de 1991, já depois do lançamento de duas continuações, a Universal Studios trouxe para a Flórida um simulador baseado nesta trilogia. Back to the Future: The Ride, a viagem a bordo do DeLorean-máquina do tempo através de várias eras, incluindo o tempo dos dinossauros, foi sucesso até o ano de 2007, quando foi fechada para depois, ser substituída pelo simulador dos Simpsons. Em nossa opinião, uma pena, pois assim como outras atrações, esta merecia ser modernizada e atualizada com tecnologia de primeira, sem a necessidade de ser fechada permanentemente.

 

filmes que viraram atração na Disney 7
Foto: Tom Bricker

 

6. O Exterminador do Futuro 2 – (Atração Encerrada)

Depois de ser o Cyborg Exterminador que veio do ano de 2029 para matar Sarah Connor (Linda Hamilton), no filme original de 1984, desta vez Arnold Schwarzenegger, chega do futuro para proteger a líder da resistência. No filme de 1991, O Exterminaor do Futuro 2 (Terminator 2), Schwarzenegger se tornou um dos fortões mais amados do cinema. De vilão a mocinho, o robô fortão de poucas palavras e muita atitude, fez do filme um dos maiores sucessos de ficção científica desde a década de 90.

Em abril de 1996, finalmente o filme se transformou em atração no parque Universal Studios Florida, T2 3-D: Battle Across Time. A encenação de luta contra a Skynet, que quer destruir a raça humana e dominar o planeta, acontecia ao vivo em um teatro enorme com direito a fumaça, tiro, bombas e um 3D datado, mas que divertia. A atração foi fechada em 2017, e deu lugar para o novo show The Bourne Stuntacular,inaugurado em 2020, inspirado nos filmes da franquia Bourne.

 

filmes que viraram atração na Disney 8

 

7. Jurassic Park – (Atração em Funcionamento)

Nem vamos mencionar quem dirigiu este filme. 🙂 Sim, ele. De novo! O cara é o mestre dos blockbusters. Em 1993, chegava aos cinemas um filme que iria revolucionar a maneira como os efeitos especiais integrados com efeitos práticos seriam exibidos nas telonas a partir de então. O Parque dos Dinossauros (Jurassic Park), conseguiu reunir suspense, aventura, ação e até uma dose de terror em pouco mais de duas horas. O filme rendeu 3 continuações. O Jurassic World, bateu vários recordes de bilheteria e se tornou um dos filmes mais vistos da história. Não foi por acaso que em 1999 foi aberta a atração Jurassic Park River Adventure, no parque Islands of Adventure. O passeio remete aos filmes, com muitos dinossauros, suspense e um cenário de destruição típico de um filme onde tudo saiu errado. O nome “River” (rio), deve-se ao fato do passeio ser a bordo de uma espécie de barco, onde os visitantes passeiam pelo parque dos dinossauros até que se dão conta de que tudo fora devastado pelos bichos. Ao final do passeio, depois de um ataque do T-REX, é um pouco difícil sair seco. Hoje já temos uma nova atração em homenagem ao Jurassic Park, estamos falando da VelociCoaster. Uma montanha russa mega radical que foi inaugurada em junho de 2021.

 

filmes que viraram atração na Disney 9
Foto: Blog Universal Orlando

filmes que viraram atração na Disney 10

filmes que viraram atração na Disney 14
Foto: Divulgação Universal Orlando Resort

 

8. M.I.B – Homens de Preto – (Atração em Funcionamento)

O policial engajado James Darrel, interpretado por Will Smith é recrutado pelo rabugento Agente K (Tommy Lee Jones), para combater os alienígenas que vivem entre os humanos e estão causando todo o tipo de problema em nosso planeta. A entidade secreta M.I.B, sigla para Men In Black caiu no gosto do público quando o filme de mesmo nome estreou em 1997 e acabou deixando de vez Will Smith nos olofotes de Hollywood. No ano de 2000, Men in Black: Alien Attack foi inaugurada também no parque Universal Studios Florida. Como o nome já diz, trata-se de ataque de aliens. Mas desta vez, é tudo um treinamento. A bordo de carrinhos que transportam até 6 pessoas por vez, cada um tem uma arma a laser que precisa disparar contra os monstros que invadiram a cidade de Nova Iorque. O objetivo é fazer mais pontos do que os colegas no mesmo carrinho. A ideia parece ótima, mas….pois é, em nossa opinião a atração já “deu o que tinha que dar” e nunca “foi lá essas coisas”. Universal, por favor, tome providências. 🙂

 

filmes que viraram atração na Disney 11

 

9. A Múmia – (Atração em Funcionamento)

Brendan Fraser, até então um ator não muito conhecido (se é que ele é conhecido hoje, né?), estrelou um filme que parecia despretensioso mas que acabou rendendo alguns milhões de dólares a Universal Pictures no ano de 1999. A Múmia (The Mummy) é divertido e fez sim, muito sucesso nos cinemas (e nas locadoras). Talvez tenha sido por este motivo que ele virou uma atração em 2004. Revenge of the Mummy: The Ride, é uma montanha-russa no escuro de intensidade média e que até hoje faz bastante sucesso no parque Universal Studios. Os mais experimentes vão achar ela bem leve e o mais medrosos vão se sentir seguros para ir, pois não há lopings e nem grandes quedas. Vale a pena. \o/

 

filmes que viraram atração na Disney 12
Foto: Blog Universal Orlando

 

10. Transformers – (Atração em Funcionamento)

O filme mais recente da nossa lista, de 2007, baseado nos desenhos animados da década de 80, fala sobre os robôs gigantes oriundos de um planeta distante que vivem entre os humanos após terem sido obrigados a deixarem sua terra natal que fora destruída pelos atuais inimigos, os Decepticons. Transformers ganhou mais continuações e até uma espécie de “reboot”. Mas foi em maio de 2012, já depois de 3 filmes, que a atração Transformers The Ride 3D, chegou ao parque Universal Studios Florida. Em nossa opinião, uma das mais incríveis atrações de todos os parques. Um simulador 3D que leva os agentes da NEST (nós) para uma missão em meio à luta dos Autobots contra os Decepticons. Muitas explosões, fogo, água, tiros, barulho e sensações o tempo inteiro. É o tipo de atração que dá para ir 100 vezes e sempre encontrar um detalhe a mais que não se tinha notado antes. É imperdível.

 

filmes que viraram atração na Disney 13
Foto: Site Universal Orlando

 

Quem já conhece os parques temáticos de Orlando deve ter percebido que a nossa lista é apenas a ponta do iceberg, pois existem outras dezenas de filmes que atrações na Disney. Algumas originais, desde a abertura dos parques e outras recentes. Confiram alguns filmes que também são, foram ou serão atrações em Orlando: Harry Potter, Velozes e Furiosos, Avatar, King Kong, Toy Story, Frozen, Shrek, Meu Malvado Favorito, Procurando Nemo, Vida de Inseto, Dumbo, Peter Pan, A Branca de Neve e os 7 anões, A Pequena Sereia, A Bela e a Fera e muitos outros.

Curiosisade: Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, a atração Piratas do Caribe, tanto na Disneyland quanto no Magic Kingdom não foi criada baseada no filme de mesmo nome. Foi o contrário. O filme de 2003 é que foi criado com base na atração. Foi a primeira vez que uma atração virou um filme de sucesso, pois já havia sido feito um filme chamado The Haunted Mansion, baseado na atração de mesmo nome, com Eddie Murphy, mas que não chegou aos pés do sucesso de Piratas do Caribe de Johnny Depp. 😉

Vamos deixar aqui também, nossa lista de 10 filmes para assistir antes de ir aos parques da Universal Studios:

 

 
 

Está gostando das dicas deste post? Então, saiba que ela e muitas outras se encontram em nosso Guia Digital Rumo a Orlando Direto ao Ponto.

Se você é um dos viajantes dos próximos meses e ainda não fez seu roteiro de viagem, conheça este material didático clicando aqui e aqui.

São 391 páginas com o passo-a-passo para você fazer o planejamento da sua viagem sozinho e roteiros para seguir dentro de cada parque da cidade. Temos certeza que ele ajudará bastante na sua viagem, pois tem 23 dias de programação sugerida, passo a passo e indicações de agendamento de Fast Pass, guia de GPS completo com endereços, sugestões de locais para compras e restaurantes e diversas dicas importantes para uma viagem internacional.

 

ebook rumo a orlando

 

Clique aqui para comprar
Clique aqui para comprar

 
 

Até o próximo post!

 
 

Para ser avisado quando um novo post aqui no Blog for ao ar, assine gratuitamente nossa Newsletter clicando aqui.

 

Veja o que o Rumo a Orlando pode oferecer de serviços para a sua viagem:

 

 
 

4 thoughts on “Filmes que viraram atrações na Disney e na Universal

  • 10 de fevereiro de 2016 em 15:27
    Permalink

    A primeira vez que uma atração virou filme não foi Piratas do Caribe, foi a Haunted Mansion que teve um filme muito ruim feito pelo Eddie Muphy vários anos antes do Piratas, mas não fez muito sucesso

    Resposta
    • 10 de fevereiro de 2016 em 21:15
      Permalink

      Oi Fabiano, você tem razão.
      Como o filme foi, como você mesmo falou, bem ruim, até esquecemos dele na nossa lista. Vamos retificar.
      Abraços.

      Resposta
  • 16 de junho de 2020 em 12:48
    Permalink

    Vcs esqueceram de Harry Potter. Eu sei que são livros, mas as atrações e toda a área foram baseadas nos filmes.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.